sexta-feira, 4 de junho de 2010

MEIO AMBIENTE



A Escola Estadual Cecília de Castro Barbosa, localizada na Comunidade do Jaú, vem sempre comemorando a Semana do Meio Ambiente com ações voltadas em prol da preservação das margens do Rio Jaú, tendo em vista que o rio é muito utilizado por pescadores e infelizmente alguns têm deixado no local restos de resíduos que acabam poluindo o Meio Ambiente.

Segundo o Professor Silvio Moreira, Diretor da Escola, a ação, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Lazer (Sematur), Corpo Docente, Comunidade Escolar e Alunos, tem por objetivo conscientizar os pescadores da importância de levaram do local o seu lixo gerado, como latas de refrigerante e cerveja, sacolas, litros e garrafas pet, por exemplo, que acabam indo parar dentro do rio levados pela água da chuva.

"Se cada um que viesse para cá pescar e que levasse o peixe e que levasse embora também o lixo que trouxe pra cá o nosso problema estaria resolvido, o nosso rio estaria sempre limpo e sempre agente teria peixe", declarou o Professor Silvio em entrevista à Rádio Tucunaré.

Ao visitarem o local, foi constatada uma grande quantidade de lixo que é deixada as margens do Rio Jaú, lixo esse que vem poluindo a localidade. A conscientização é o primeiro passo, mas se for necessário a Sema poderá estar fiscalizando o local e fazendo um trabalho mais eficiente com os pescadores de Juara para a importância da preservação dos rios de nosso município.

"Pra nós seria muito importante que a Sema de vez enquanto estivesse passando aqui e pedindo também aos pescadores esse trabalho de conscientização no começo e depois até autuando esses infratores, por que eles não agridem somente a visão, eles estão agredindo e poluindo o rio... então realmente isso vai segurando no rio e prejudicando todo o manancial de águas e o peixe que é a nossa maior riqueza", enfatizou ele.

O Secretário Salvador Pizzólio acompanhou a visita in loco no Rio Jaú, juntamente com os alunos e professores, nessa quarta-feira, 02 de Junho, e declarou à Rádio Tucunaré, que também se fez presente, que essa ação é um alerta muito grande para nós e que precisa ser levado para a cidade, para que as pessoas que utilizam do rio levem para suas casas a sujeira gerada.

O Rio Jaú vem sofrendo com o lixo, o assoreamento, principalmente nas margens da ponte e com a vinda do asfalto o acesso ficará mais fácil. Se não for tomada uma medida contra essa falta de conscientização, o Rio poderá ficar poluído.

"Vamos bater doído agora, forte nisso, vou levar essa preocupação à direção da Sema lá em Juara, para estar ajudando nós a fiscalizar o Jaú, mas não só o Jaú, mas agente sabe que tem vários problemas em vários rios do município de Juara", informou o Secretário da Sematur.

Aproveitando a ocasião, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Lazer (Sematur), levou várias mudas de árvores que foram plantadas no local pelos alunos da Escola Cecília de Castro Barbosa.
Fonte:Rádio Tucunaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário